ÓBIDOS

 

 

Óbidos casinha

Bi Óbidos

Óbidos Blog

IMG_4052

IMG_4111

IMG_2464

IMG_4093

IMG_4090

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

IMG_4070

IMG_4337

IMG_0309

Gosto de chegar em Óbidos no final da tarde, quando a maioria dos turistas estão indo embora. Por se encontrar apenas a 45 minutos de carro, vem sendo muito procurada por aqueles que tem um tempinho para sair de Lisboa, e se vc tiver um tempo a mais, se hospede em uma das várias pousadas que se encontram dentro e fora da muralha.

Nesta Vila se encontram séculos de história, sua origem remonta ao século I, tendo passado por ela romanos, visigodos e árabes . Era local onde a monarquia tinha como preferência para seus tempos de descanso.

Óbidos também é conhecido como “vila das rainhas” por antigamente ser tradição os reis de Portugal oferecerem a Vila como presente às rainhas.

Outra característica que chama atenção é a quantidade de livrarias espalhadas por esta vila medieval. Existem livrarias em antigas igrejas, em um antigo refeitório da cidade onde agora é um mercado biológico, em galerias de arte, em centro de design ou edifício dos correios.

Em 2015 realizou-se inspirada na FLIP de Paraty no Brasil, o primeiro Festival Internacional de Literatura, FOLIO, trazendo para palestras  nomes como Mia Couto, Luis Fernando Veríssimo, Ruy Castro, Nelson Motta e também jovens escritores portugueses como Hugo Gonçalves e João Tordo. Houve também shows de diversos artistas como Antonio Zambujo cantando Caetano Veloso, Cristina Branco cantando Chico Buarque. Gregório Duvivier  (Porta dos Fundos) também trouxe para a feira seu espetáculo de Stand Up.

Acontece também em final de março o Festival Internacional do Chocolate. Durante alguns dias as ruas transformam-se em verdadeiras vitrines de bolos e bombons que todos podem provar e comprar.

Outra pérola ou melhor fruta, é a Ginja (semelhante a cereja). Graças ao particular microclima o concelho de Óbidos possui as melhores ginjas da Europa, sendo assim conta-se que um antigo frade tirou proveito da grande quantidade desta fruta na região e produziu o licor. A receita foi gradualmente difundida passando a ser confeccionada pelas famílias de Óbidos que orgulhosamente usavam para presentar seus hóspedes.

 

 

 

8 comentários em “ÓBIDOS”

  1. Adorei Lu nao sabia de tantas coisas de Obidos👏 Fotos lindas🔝 Sabes sou amiga do Hugo Gonçalves e da Francisca, uns queridos, viveram aqui.🇧🇷

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s